Conpasul

Concretagem em tempo frio

concretoTempoCom a chegada do inverno e das baixas temperaturas, são necessários determinados cuidados com o concreto, tendo em vista a grande influência da temperatura no comportamento das características básicas do concreto.

Segundo descrito na NBR 7212 em seu item 4.5.4: "A temperatura ambiente para lançamento do concreto deve estar entre 5 °C e 30°C, conforme ABNT NBR 14931. Fora desses limites devem ser tomados cuidados especiais acordados entre as partes. A temperatura do concreto por ocasião de seu lançamento deve ser fixada de modo a evitar a ocorrência de fissuração de origem térmica" (grifos nossos).

Nas baixas temperaturas (menor que 5 °C) a água contida no concreto pode congelar, interrompendo o processo de endurecimento e provocando um aumento de volume. Desta forma, criam-se tensões internas na massa do concreto, ocasionando uma separação dos materiais componentes, já que a sua resistência, neste momento, ainda é insuficiente para impedir este fenômeno. As Normas nacionais e internacionais recomendam cuidados especiais na execução das concretagens durante o período de inverno:

  1. Elaboração de cuidados no plano de concretagem para rápida aplicação do concreto;
  2. Disponibilização de mão-de-obra extra para ajudar na aplicação e demais cuidados;
  3. Manutenção na obra, de quantidade suficiente de material isolante, tais como, lençóis plásticos, lonas, papel impermeável, mantas de palha, sacos de aniagem, etc, para cobrir o concreto e as formas logo após a aplicação, com o objetivo de manter o próprio calor do concreto;
  4. Manutenção das formas por mais tempo, uma vez que estas servem de proteção contra o frio, além do fato de que o endurecimento do concreto se faz de maneira mais lenta;
  5.  Manutenção de vibradores de reserva para evitar a interrupção da concretagem.

 

 

 

Todos estes cuidados devem ser supervisionados pelo(a) engenheiro(a) da obra, que determinará os quantitativos de tempo de desforma, material isolante, mão-de-obra, enfim, todo o planejamento da concretagem.

O Departamento Técnico da CONPASUL está a sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.